9 de abr. de 2012

Óleo de Coco Emagrece? Mito ou Verdade?



Muitas pessoas vêm me questionando sobre o óleo de coco, já que a moda agora é utilizá-lo como auxílio na perda de peso de forma "milagrosa".
Então, com base nos estudos adquiridos enquanto Técnica em Nutrição e Dietética, vou lhes dizer o que penso a respeito, relacionando com pesquisas no assunto.

Primeiramente, todo mundo deve saber que NÃO EXISTE ALIMENTO QUE NOS FAÇA EMAGRECER. Todo o alimento nos fornece energia, alguns mais, outros menos, cabe a nós adequarmos nossa ingestão ao nosso gasto energético, que vai depender do nosso metabolismo, da nossa carga genética, da nossa rotina diária (sedentária ou ativa).

Segundo, o que vi sobre o óleo de coco é que sua carga lipídica é saturada, ou seja, uma gordura presente em carnes vermelhas e produtos de origem animal, e o que sabemos a respeito dessa gordura, é que deve ser consumida com cautela, pois seu consumo elevado e a longo prazo causa o entupimento das artérias, o aumento do LDL (colesterol ruim) e chances de doenças cardiovasculares, além de obesidade e Diabetes.

Então pensemos: Como que um alimento que contém uma gordura considerada não tão saudável e associada à obesidade nos dias de hoje (por seu alto índice em Fast Foods) pode nos auxiliar na perda de peso?

Os estudos que foram realizados comprovam que o Óleo de Coco difere de outras gorduras por ser um ácido graxo composto de cadeia média, ou seja, sua metabolização pelo organismo pode ser mais rápida que vários outros tipos de gordura, o que faz com que não se acumule na forma de tecido adiposo e por aumentar o gasto de energia, promove o emagrecimento.

A comprovação que temos com base nesses estudos, nos mostra que, por ser de origem vegetal, e por ter grande presença de Ômega 3, pode nos auxiliar, se consumido de forma equilibrada, a manter os níveis de HDL (bom colesterol) e por conter grande quantidade de "Acido Láurico"(o mesmo ácido graxo presente no leite materno), ajuda a absorver melhor os nutrientes, além de fortalecer o sistema imunológico.

Então, com base nessa pesquisa, concluímos aquilo que todo mundo deveria saber: Nenhum alimento faz milagre, devemos sempre equilibrar uma alimentação balanceada, com consumo frequente de frutas e verduras, consumo de água e atividade física regular para termos um bom funcionamento do nosso corpo. E quanto a perda de peso, devemos sempre procurar um profissional que entenda do assunto, para nos auxiliar a respeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário