8 de ago. de 2011

Por quê consumir arroz parboilizado?



Nos dias de hoje, ao irmos ao supermercado, encontramos diversos tipos de arroz. Dentre os mais conhecidos estão: Arroz branco (polido), arroz integral e arroz parboilizado. Mas, qual seria melhor para o consumo?

Cerca de 65% do arroz consumido no Brasil é na forma de branco (polido), seguido de 25% do parboilizado e 4% do arroz integral.

Estudos comprovam que o arroz, na forma de branco (polido), durante seu processamento, perde grande parte de seus nutrientes. Deixando-o com um ap
orte nutricional baixo.

Então, estarei descrevendo, durante esta postagem, por quê o arroz parboilizado é melhor, em termos nutricionais, que o arroz branco (polido).

Para um melhor entendimento, vamos entender do que é composto o grão de arroz.

Como vemos na figura abaixo, o grão de arroz é composto por: Casca, farelo e o grão (como é conhecido o miolo).

A casca compreende cerca de 20% de todo o grão, é rica em fibras e carboidratos e é utilizada no processo de secagem do grão como combustível, pois atinge temperatura de 1000°C.

O farelo é a parte mais nutritiva do grão, mas cerca de 20% de sua composição são gorduras, o que faz com que seja conhecido também como
"farelo gordo", é mais destinado para a fabricação de rações animais.

O grão, como também é chamado o miolo, é a parte mais consumida do grão. É rica em carboidratos e pobre em nutrientes, isso quando considerado o grão íntegro, sem ter passado pelo processo de beneficiamento.

Mas então, o que seria o processo de parboilização?

O processo de parboilização é um pré cozimento do grão ainda com casca, feita em autoclaves, sob pressão, com temperaturas em torno de 60°C. Esse processo é chamado de beneficiamento, pois proporciona a passagem dos nutrientes presentes na casca do arroz para seu interior, fazendo com que sua perda durante o descasque seja menor, o que resulta em um grão mais nutritivo em relação ao branco.

Vantagens da Parboilização:

  • O arroz se torna rico em vitaminas e sais minerais;

  • Quando cozido fica sempre soltinho;

  • Rende mais que os outros tipos;

  • Ao ser reaquecido não perde suas propriedades;

  • Nenhum composto químico é adicionado ao seu processo;

  • Conserva- se por mais tempo;

Então, fica a dica. Quem sabe vamos trocar o tão branquinho arroz polido pelo parboilizado, mais amarelinho porém mais nutritivo? Você é quem escolhe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário